Nos últimos dias, a Jinko Solar agitou a comunidade solar com notícias de seu novo recorde mundial. A empresa sediada em Xangai quebrou o recorde mundial de eficiência de conversão de módulos bifaciais. Essa conquista é significativa não apenas para a empresa e pelo recorde em si, mas também pelos benefícios que a indústria solar como um todo terá com isso.
A conquista
Anunciando em Jan/20 que a eficiência máxima de conversão de seus módulos solares bifaciais atingiu 22,49 % , o feito da Jinko Solar define um novo padrão da indústria para a eficiência de células solares produzidas em massa. A Jinko Solar teve sucesso em melhorar a eficiência de seus módulos produzidos em massa, aplicando tecnologias avançadas de metalização e tecnologias patenteadas comprovadas para projetos de células de alta eficiência.
Os benefícios auxiliares para a indústria
Essa conquista chega em um momento particularmente emocionante para a indústria solar em todo o mundo, à medida que se aproxima cada vez mais da obtenção da paridade da rede. Módulos de alta eficiência ajudam a reduzir o custo nivelado de eletricidade (LCOE) e ajudam a conduzir a indústria para mais perto da paridade da rede global. Esta tem sido uma meta de longa data e entre os últimos meses de 2019 e início de 2020 novos dados revelaram avanços muito promissores.
Embora seja verdade que ainda existe uma lacuna considerável entre os mercados mais competitivos do mundo como Índia, Itália e França, em última análise o custo da energia solar continua a diminuir. E em termos relativos, dada a juventude do setor e a popularidade cada vez maior de seus benefícios a velocidade com que esses custos baixaram visivelmente em muitos mercados em apenas alguns anos foi de fato semelhante a uma queda de preços.
O que há por vir?
O recorde mundial da Jinko Solar é certamente uma boa notícia para sua equipe em Xangai, mas é a soma disso a tantas outras notícias positivas no setor que nos deixa cada vez mais certos que é uma tecnologia que só tende a evoluir e estará cada vez mais presente em nosso dia a dia.